Faça seu Cadastro!




Visite também



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Quarta edição do projeto Eu Curto a Universidade: Workshop de Vivência em Aprendizagem Cooperativa




Louise Anne apresentando o evento

Nos dias 20 e 21 de fevereiro (quinta e sexta-feira), a equipe do Eu Curto a Universidade realizou o tão esperado Workshop de Vivência em Aprendizagem Cooperativa para os alunos de oito escolas da SEFOR (Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza). O encontro aconteceu no Auditório da FEAAC, na Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Benfica. Durante os dois dias, participaram do encontro mais de 700 estudantes do ensino médio das escolas de rede pública estadual de Fortaleza.
 
Logo no início do workshop, os estudantes foram motivados sobre o que fazer depois de concluir o ensino médio, as perspectivas de vida e os seus sonhos no contexto da Universidade. Para esclarecer as dúvidas sobre o que é a universidade a facilitadora Ana Cláudia apresentou as universidades públicas do Ceará. No segundo momento, foi apresentado o tão esperado Jogo da Universidade, um momento de interação e motivação elaborado por facilitadores com o propósito de demonstrar aos discentes todas as oportunidades que a universidade oferece aos seus graduandos como assistência estudantil, bolsas de estágio, atividades esportivas e casa de cultura.


Massagem coletiva
O jogo deu início com a “calourada universitária”, uma espécie de festa para recepcionar os novos universitários, a mediadora Louise Anne animou os alunos com músicas e danças. Em seguida, Orismar Barroso contou a história do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) movimento educacional que inspirou a criação do projeto Eu Curto a Universidade. Uma iniciativa que utiliza os princípios da Aprendizagem Cooperativa para levar o estudante para a universidade. Letícia Araújo (facilitadora do projeto), explicou de forma sucinta o que é o Projeto Eu Curto a Universidade e falou sobre o Curso de Articuladores em Aprendizagem Cooperativa que será ofertado nas escolas que foramarem turma de no minímo 30 estudantes. O curso tem como objetivo mostrar para os alunos uma nova metodologia de estudo que facilita a aprendizagem do estudante e o ingresso na universidade através do seu protagonismo cooperativo e solidário.
Estudante inscrevendo-se para o curso de articuladores

Ao final do encontro, os estudantes preencheram uma ficha de inscrição confirmando a adesão ao curso que será realizado de 10 a 17 de março nas escolas participantes desta edição do projeto. O worshop faz parte da etapa de sensibilização dos estudantes para participar do curso. Para Mariana Lourenço, Luis Henrique e Mariane Sousa do 3° ano da Escola Maria Thomásia, o Workshop foi maravilhoso, emocionante e motivador, pois ali eles puderam perceber que tinham a capacidade de ingressar na universidade apesar de estudar em escola pública. Para eles o projeto está sendo um novo passo para o ingresso na universidade.


Professor Maurício Holanda falando aos participantes
No último dia de evento, (21) o professor Maurício Holanda, secretário adjunto da Secretaria de Educação do Estado do Ceará esteve presente, além de contar um pouco de sua história de vida falou aos participantes sobre a importância do projeto para a rede estadual de ensino.

0 comentários:

Postar um comentário