Faça seu Cadastro!




Visite também



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Resultados da aprendizagem cooperativa: Walerson Lima foi aprovado para o curso de Biologia



A cooperação pode ajudar a semear, a colher e a replantar.
No ano de 2014 o fruto foi colhido por Walerson Lima. E como esse jardim brotou? Através das células. A Biologia diz: “a célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. [...] Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.”*
Mas além do conceito biológico, células podem ser compostas de gente, de sistemas vivos dentro delas, de mentes que se diferenciam e completam os membros existentes. Uma célula pode ser de Aprendizagem Cooperativa. E essa cooperatividade pode resultar em benefícios diversos, ou somente em um, mas que favoreça a todos.
Em 2012, um grupo de estudantes da Escola Raul Barbosa de Jaguaribe participou do Curso de Articuladores de Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, juntamente com outros estudantes da CREDE 11. Apesar das dificuldades, a célula foi implantada na escola. “Alguns professores acharam inútil, mas por outro lado a maioria gostou. Quando completou um mês de estudo em células de aprendizagem cooperativa os resultados das primeiras avaliações mudaram completamente de rumo. Todos obtiveram nota acima de 9,0” relata Walerson.
Dos meninos que topavam tudo no Ensino Médio e que receberam a proposta de conhecer um novo método de estudo nasceu a célula que se multiplicou e resultou em aprovações na universidade.
A curiosidade que ele tem em conhecer a vida e a vontade de repassar conhecimento o fez escolher o curso de Biologia. Ainda hoje o Walerson planta frutos na escola onde estudou, incentiva e busca apoiar células de aprendizagem cooperativa para que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade que ele e seus colegas tiveram.
Biologia, o estudo dos seres vivos. O curso do IFCE passou a fazer parte da vida do menino que aceitou compartilhar experiências no ensino médio. O fruto que o Walerson colheu vai ficar maduro em alguns anos, e será fonte de alimentação duradoura, para ser mais exato, para o resto da vida. O curso conquistado após muito estudo é a recompensa de um semeador de saberes. Segundo ele mesmo “uma sensação de muita felicidade e um pouquinho de sofrimento”, mas é assim mesmo que se conquistam vitórias. Para quem não retém sementes a vida guarda bons frutos. E para quem distribui saberes ao vento a brisa traz bons fluidos.

*http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Celula.php

0 comentários:

Postar um comentário